A Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares – ACCT foi fundada em 27 de outubro de 1995. É uma entidade privada sem fins lucrativos, composta de conselheiros tutelares e ex-conselheiros, além de outras pessoas “cujas atividades sejam consideradas de interesse para o desenvolvimento das finalidades da entidade”, conforme artigo 1º, parágrafo 3º do Estatuto Social.
A ACCT tem se comprometido, ao longo de seus 22 anos, por meio de realização de eventos como encontros, seminários e congressos realizados na área da infância e adolescência, com ênfase na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como no fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Municipais dos Direitos da criança e do adolescente. Anualmente são realizados seminários em todas as regionais do estado, sendo um total e 21 seminários regionais, sendo que as regionais seguem a divisão da Federação Catarinense dos Municípios – FECAM.
Acontece anualmente um Seminário Estadual e um Encontro Estadual, os referidos eventos contemplam os Conselheiros Tutelares, Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes e os demais atores do Sistema de Garantia dos Direitos Infanto-Juvenil. No estado de Santa Catarina a ACCT tem sido pilar essencial na implantação e implementação do SIPIA CT WEB, iniciado em 2009.
E como promotor de eventos importantes de formação, pode-se destacar em 2017 a realização do 9º Congresso Sul-Brasileiro de Conselheiros Tutelares (Congressul), ocorrido em Blumenau, evento que reuniu conselheiros tutelares dos três estados do Sul, recebendo 900 participantes de todo o país.